Quando é que a caução é paga, quando é que a Flatio a envia para si e qual é o processo de faturação e liquidação? Fique a saber tudo aqui!
Como funciona o pagamento e a liquidação do depósito?
Os(as) senhorios(as) da Flatio não podem exigir uma caução para estadias inferiores a 180 dias (6 meses). Para estadias superiores a 180 dias, o(a) senhorio(a) pode decide se exige ou não uma caução. (Existem excepções em certas regiões de alguns países, como em Espanha, onde a legislação local exige que os(as) senhorios(as) cobrem uma caução, independentemente da duração da estadia. Nesses casos, pode ser cobrada uma caução mesmo para estadias de curta duração).
No entanto, para lhe dar paz de espírito e proporcionar-lhe uma possível compensação financeira em caso de danos na sua propriedade, oferecemos uma cobertura gratuita do Rental Insurance - Powered by AXA a todas as reservas que não exijam caução. Esta cobertura vai muito além da cobertura padrão, uma vez que também inclui serviços de assistência e proteção jurídica, juntamente com um apoio online 24/7 da AXA Assistance.
Tenha em atenção que as reservas que exigem o pagamento de caução não podem ser cobertas pelo Rental Insurance e a caução será a única cobertura em caso de problemas.
Se pedir uma caução, tenha em atenção o seguinte:
Pagamento da caução
Se a caução clássica (reembolsável) for devidamente estabelecida na aplicação web My Rentals e o inquilino(a) criar então um pedido de reserva ao qual se aplica a caução estabelecida, o inquilino(a) deve transferi-la para a conta bancária da Flatio até à data de início do contrato de arrendamento (ou seja, a data em que o inquilino(a) fará a entrada, de acordo com o contrato assinado).
A caução é então enviada da conta bancária Flatio para a sua conta na sua totalidade no mesmo dia em que é enviado a primeira renda é enviada.
Nota: Uma caução reembolsável não está sujeito à taxa de comissão da Flatio.
Em qualquer caso, recomendamos que não se baseie apenas na cobrança de uma caução clássica (reembolsável), mas também que não se esqueça de assinar os protocolos de entrega e de tomada de posse, bem como tirar fotografias do alojamento desde o momento em que foi entregue ao inquilino e retomado. Estes documentos ajudá-lo-ão a evitar possíveis mal-entendidos.
Se a caução não for paga até à data de vencimento (data de entrada no alojamento, de acordo com o contrato de arrendamento assinado), os senhorios têm o direito de rescindir o contrato de arrendamento por violação grave sem penalização. Inclusivamente, recomendamos que proceda desta forma em tais situações.
Como funciona o processo de liquidação da caução?
Embora esperemos que o depósito seja totalmente reembolsável na maioria dos casos, pode, naturalmente, precisar de utilizar uma parte do depósito para cobrir as despesas incorridas. O depósito reembolsável pode ser utilizado para cobrir despesas dentro dos limites dos regulamentos legais, ou seja, pagamento de renda(s) não paga(s) ou danos no alojamento (não para serviços de limpeza).
O depósito reembolsável também pode ser utilizado para pagamentos insuficientes de facturas de energia. Note-se, no entanto, que os preços de aluguer da Flatio são finais, incluindo as despesas de energia, e que, de acordo com o contrato de arrendamento, 15% do preço do aluguer está reservado para despesas de serviços públicos. Por conseguinte, se o consumo do inquilino não exceder o montante especificado, não é possível reclamar os pagamentos insuficientes incorridos na faturação de energia do depósito reembolsável (o inquilino pagou os encargos de energia como parte da renda paga).
Independentemente de devolver a caução na totalidade ou de pretender utilizar parte da mesma para cobrir os custos incorridos, recomendamos que forneça ao inquilino um documento escrito com as seguintes indicações:
- o montante da caução reembolsável paga
- todas as despesas para as quais tenciona utilizar o depósito (incluindo documentos comprovativos, como cópias de recibos de pagamento ou facturas de energia), juntamente com os montantes exactos de cada despesa)
- o montante do depósito que será devolvido ao inquilino e o método de pagamento através do qual o montante especificado será devolvido (dinheiro ou transferência bancária). (Em caso de transferência bancária, deve ser incluído o número da conta)
Para facilitar o seu trabalho, criámos para si um modelo de documento , que pode encontrar na aplicação My Rentals (O meu perfil > Documentos > Liquidação de depósito).
Liquidação do depósito
Após o fim do contrato de arrendamento, é necessário enviar ao inquilino um documento de liquidação do depósito que reflicta os encargos do depósito, de preferência através da secção Mensagens na aplicação My Rentals. (Pode encontrar um modelo de documento na secção "Documentos" do seu perfil).
Se não for necessário cobrir quaisquer custos adicionais, é obrigado a reembolsar o depósito no prazo de 14 dias após a saída do inquilino. O período de reembolso só pode ser prolongado se existirem custos adicionais e for necessário algum tempo para obter informações sobre os custos exactos (por exemplo, uma fatura de uma reparação).
Uma vez que o pagamento da caução é processado completamente fora da Flatio, deve acordar com o(a) inquilino(a) a forma como a caução lhe será devolvida (em dinheiro ou por transferência bancária para a conta do(a) inquilino(a)) no todo ou em parte (dependendo se houve danos na propriedade) e efetuar o pagamento. Tenha em atenção que, se optar pela transferência bancária em vez do pagamento em dinheiro, terá de pedir os dados da conta ao(à) inquilino(a).