Tem curiosidade sobre as políticas de caução da Flatio? Utilize este artigo para saber como definir a caução e quais as limitações aplicáveis.
Posso pedir ao inquilino uma caução reembolsável?
Estadias inferiores a 180 dias
Os(as) senhorios(as) da Flatio não podem exigir uma caução para estadias inferiores a 180 dias (6 meses). (Tenha em atenção que existem excepções em determinadas regiões de alguns países, como em Espanha, onde as leis locais exigem que os(as) senhorios(as) cobrem uma caução, independentemente da duração da estadia. Nestes casos, pode ser cobrada uma caução mesmo para estadias de curta duração).
No entanto, para lhe dar paz de espírito e proporcionar-lhe uma possível compensação financeira em caso de danos na sua propriedade, oferecemos uma cobertura gratuita do Rental Insurance - Powered by AXA a todas as reservas que não exijam caução. Esta cobertura vai muito além da cobertura padrão, uma vez que também inclui serviços de assistência e proteção jurídica, juntamente com um apoio online 24/7 da AXA Assistance.
Estadias superiores a 180 dias
Para estadias superiores a 180 dias, o(a) senhorio(a) decide se quer exigir uma caução clássica reembolsável (a menos que seja exigida por lei) ou se quer estar coberto pelo nosso Rental Insurance - Powered by AXA.
NOTA: As reservas que exigem o pagamento de uma caução não podem ser cobertas pelo Rental Insurance e a caução será a única cobertura em caso de problemas.
Informações importantes
Se for exigida uma caução, é necessário definir a caução na aplicação web Os Meus Alugueres. (O processo é explicado em mais pormenor mais adiante neste artigo).
Se não definir a caução e continuar a exigir a caução clássica ao(à) inquilino(a), este(a) não é obrigado(a) a pagar a caução exigida e não pode recusar-se a entregar o alojamento sem penalização. (A Flatio pode impor uma coima até um mês de renda, de acordo com as Condições Gerais).
Isto porque o contrato de arrendamento foi celebrado com a referência a uma caução zero e o(a) inquilino(a) tem direito a mudar-se de acordo com o contrato.
Se continuar a insistir numa caução, o(a) inquilino(a) pode exercer os seus direitos ao abrigo do contrato de arrendamento e recusar-se a tomar posse do alojamento nas condições por si estabelecidas. Se o(a) inquilino(a) concordar em pagar-lhe a caução exigida, recomendamos que inclua esta informação numa adenda ao contrato de arrendamento que tem de criar como senhorio(a).
Pode ler mais sobre os processos de pagamento de caução e de liquidação neste artigo.
Como é que defino a caução na aplicação My Rentals?
- Na secção Propriedades, clique no anúncio para o qual pretende definir a caução.
- Escolha "Caução reembolsável".
- Marque a caixa "Exijo uma caução reembolsável (para estadias de 180 dias ou mais)", após o que aparecerá um campo para introduzir o valor da caução em percentagem.
Se o preço do aluguer para um período de 30 dias já for conhecido, o montante da caução reembolsável para uma reserva específica será calculado. Este montante é selecionado com base na sua definição de preço para o anúncio e a data de entrada.
O valor máximo permitido para o campo é 100(%), o que significa um depósito igual ao preço do arrendamento por 30 dias.
(Nota: As definições são diferentes para os(as) senhorios(as) de determinados países, como Espanha, onde as leis locais exigem que os(as) senhorios(as) cobrem uma caução, independentemente da duração da estadia). - Guarde as alterações clicando em "Guardar".
NOTA IMPORTANTE: A caução para reservas de médio e longo prazo (estadias de 30+ dias) é sempre calculada com base no preço básico padrão por si, o que significa que as configurações de preço avançadas não são consideradas para o cálculo da caução. Se cobrar uma caução para reservas de curto prazo (estadias até 29 dias), que atualmente só permitimos para Espanha, a caução é sempre igual ao preço de arrendamento por estadia. Exemplos:
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