Compreenda a importância de manter o seu calendário atualizado e leia tudo sobre as soluções manuais e automáticas das definições de disponibilidade.
Como atualizar a disponibilidade de uma propriedade?
Manter o calendário sempre atualizado em é crucial. Não há nada pior do ponto de vista de um(a) potencial inquilino(a) do que fazer um pedido de reserva para uma propriedade que aparece como disponível, mas acabar por ter o pedido rejeitado pelo(a) senhorio(a) devido a uma disponibilidade incorretamente definida. Estas situações também afectam muito a credibilidade do tanto dos senhorios como do próprio serviço Flatio.
Para garantir a justiça e a transparência, rejeições devido a disponibilidade incorretamente definida são abrangidas por rejeições não autorizadas. Cada rejeição não autorizada diminui a pontuação da sua listagem, fazendo com que a sua listagem caia na nossa plataforma para que a sua propriedade seja menos visível para potenciais inquilinos e menos provável de ser reservada.
Como gostaríamos de evitar que estas situações aconteçam, oferecemos-lhe várias formas de manter a sua disponibilidade atualizada.
Atualizações automáticas de disponibilidade
Se também anuncia a sua propriedade no Airbnb, Booking, ou outras plataformas que utilizam o formato de calendário iCal, esta solução ser-lhe-á útil. Basta exportar um calendário Flatio para cada uma das suas listagens e inseri-lo nessas plataformas e, em seguida, importar o seu calendário para Flatio. A importação garante que quaisquer reservas das outras plataformas serão automaticamente inseridas no nosso sistema e a sua propriedade será mostrada como "indisponível" durante essas datas. Por outro lado, exportar um calendário Flatio e importá-lo para outros serviços garante que quando aprovar um pedido de reserva no nosso sistema, este será automaticamente partilhado com as outras plataformas que utiliza e a sua propriedade aparecerá como indisponível.
Abaixo pode descobrir como lidar com as atualizações automáticas de disponibilidade das suas propriedades através da aplicação web Os Meus Alugueres.
Importação de calendário
Para podermos obter a disponibilidade do seu anúncio partilhado noutra plataforma, é necessário importar o calendário de disponibilidade do anúncio da plataforma para a Flatio.
- Vá à secção Propriedades, seleccione a propriedade para a qual deseja editar a disponibilidade e entre na secção Calendário de disponibilidade.
- Desloque-se para baixo para encontrar a parte de Sincronização do calendário.
- No campo Nome do calendário na secção "Importar", preencha um nome que lhe permita descobrir facilmente qual é o calendário (por exemplo, "Airbnb", "Calendário Airbnb", etc.)
- Cole o endereço URL do calendário copiado da plataforma externa no campo Endereço do calendário (URL). Não confunda o URL do calendário com o URL da propriedade no serviço externo!
- Se a ligação do calendário pertencer à Airbnb, Booking, Vrbo ou LovelyStay, terá também a opção de escolher se pretende importar todas as datas indisponíveis (ou seja, mesmo as indisponibilidades introduzidas manualmente) ou apenas as indisponibilidades baseadas em reservas (ou seja, apenas as datas de reservas confirmadas).
- Prima o botão Importar calendário para descarregar a disponibilidade do serviço. Poderemos então mostrar as informações mais atualizadas sobre a disponibilidade do imóvel aos seus potenciais inquilinos(as).
NOTA: O calendário de cada plataforma que utiliza para arrendar a listagem deve ser importado separadamente.
Exportação do calendário
Para passar a informação sobre a disponibilidade do seu anúncio na Flatio para outras plataformas, certifique-se de que exporta o seu calendário Flatio e importa-o para as plataformas utilizadas.
- Vá à secção Propriedades, seleccione a propriedade para a qual pretende editar a disponibilidade e entre na secção Calendário de disponibilidade.
- Desloque-se para baixo para encontrar a parte de Sincronização do calendário.
- Na parte "Exportar", copie o endereço URL do calendário apresentado no anúncio e cole-o na opção de importação da plataforma utilizada.
- Escolha se pretende exportar todas as datas indisponíveis (ou seja, mesmo as indisponibilidades introduzidas manualmente) ou apenas as indisponibilidades causadas por reservas (ou seja, apenas as datas de pedidos de reserva aprovados).
NOTA: O calendário Flatio tem de ser exportado (e inserido) em todas as plataformas que utiliza para alugar o anúncio e para as quais já foi efectuada uma importação de calendário.
Para facilitar a execução dessas tarefas, incluímos instruções para a sincronização de calendários nos serviços de arrendamentos usados com mais frequência:
- Airbnb (aqui),
- Booking (aqui),
- VRBO (aqui),
- TripAdvisor (aqui),
- Supercontrol (importar, exportar),
- Beds24 (aqui).
Atualizações manuais de disponibilidade
Não tem um calendário iCal e, por isso, não pode utilizar o sistema acima? Não há problema! Também pode fazer atualizações manuais no seu calendário. Esta opção também é adequada se gosta de fazer experiências com datas de reserva.
- Vá para a secção Propriedades, seleccione a propriedade para a qual pretende editar a disponibilidade e entre na secção Calendário de disponibilidade.
- No lado direito do calendário apresentado, preencha o intervalo de datas novos disponível/não disponível.
- Guarde as alterações.
Nota: O campo a vermelho no calendário significa que está indisponível, enquanto o verde significa que está disponível. Quando cria um novo anúncio de propriedade, este é sempre apresentado no nosso sistema como completamente disponível até que o altere.